Edição Outubro 2021

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

IAA Mobility Munich 2021 - O salão das revelações

Conhecida como dos maiores salões automóvel do mundo o IAA (Internationale Automobil-Ausstellung)  já tem uma história longa e já pode ser considerado um veterano. Até ao ano de 1991 sediada anualmente em Frankfurt apresentou ícones da marca da estrela como o 300SE (W112) em 1961, o 380 e 500SEC (W126) em 1981 e no ultimo ano a versão cabriolet do modelo 124. Após 1991 o evento é distribuído entre a cidade de Munique (anos impares) e Hannover (anos pares).
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... Em 2021 confirmamos a tendência dos últimos anos na aposta furtiva dos modelos elétricos e rapidamente concluímos que o que podia ser uma miragens para os mais céticos torna-se uma realidade cada vez mais próxima e inevitável!
As novidades foram várias e para além dos novos modelos e concepts apresentados também não faltou quadros didáticos, atividades, espaços ao ar livre, concertos e test drives.


1. EQE
A berlina elétrica é o segundo modelo lançado pela MB com a plataforma EVA2, logo após o EQS. A plataforma EVA2 foi criada de propósito para novos modelos 100% elétricos da MB e vai acompanhar os próximos sucessores das diferentes gamas.
Podemos contar com este modelo para meados de 2022 e o mesmo vai ser produzido na fábrica de Bremen na Alemanha (o modelo chines terá produção no próprio país).

São inúmeras as novidades e algumas características retiradas do já conhecido EQS:
  • Design desportivo e com linhas muito aerodinâmicas tornando-o dos mais eficientes no mercado;
  • Em termos de tamanho podemos comparar ao atual CLS;
  • Espaço interior baseado no EQS e otimizado devido à nova plataforma EVA2 sem túnel de caixa de velocidades + transmissão;
  • Materiais de qualidade garantem in interior livre de ruídos e vibrações;
  • Autonomia de 660Km (EQE 350) com uma bateria de 90kWh (capacidade útil);
  • Atualizações via OTA (Over-The-Air);
  • Fechos de portas faceados e com tecnologia UWB;
  • Digital Light onde o sistema é capaz de projetar imagens na estrada;
  • MBUX (8CPU cores e 24GB RAM) com "Hey Mercedes";
  • Hyperscreen com três displays (opcional);
  • Navegação inteligente para viatura elétricas;
  • Filtro HEPA para purificação do ar no interior;
  • Mercedes Me Charge que facilita todo o processo de carregamento;
  • Carregador DC com capacidade de até 170kW (aproximadamente 250Km em 15 minutos);
  • Eixo direcional traseiro até 10º;
  • Estacionamento autónomo (Valet Parking
  • Todos os assistentes de condução que já estamos habituados.


2. EQB
Não sendo surpresa nenhuma o EQB foi apresentado desta vez para o resto do mundo visto que até agora apenas tinha aparecido para o mercado chinês.
Não deixa de ser um irmão mais velo do EQA tornando a gama mais completa. Em termos de aspeto temos um autentico GLB e tecnicamente, em termos mecânicos e elétricos, um EQA. Podem relembrar este modelo na publicação de Abril de 2021.
Como não é novidade para a grande parte deixamos umas fotografias.


3. EQG
O rei do TT está de volta com uma versão 100% elétrica, claro está que ainda é um concept mas isso só nos garante que a equipa do modelo já tomou a decisão e vai ser uma realidade. Apresentado ao mundo com uma curta muito retro quase como uma aproximação à conhecida saga do Regresso ao Futuro.


4. EQS 53 AMG 4MATIC+
Quando fizemos a edição AMG há uns meses, falamos da possibilidade de num futuro próximo aparecer um 100% elétrico e aqui está!
O modelo é o primeiro projeto de alguns que ainda estão guardados num belo cofre mas já ficamos com uma ideia do potencial desta nova plataforma e com alguns números interessantes. 


5. EQS Maybach
A Mercedes tem vindo a ter um crescimento exponencial na submarca Maybach, especialmente no mercado Americano e Chinês. Como já era de esperar tínhamos de ver uma versão 100% elétrica para os seguidores das energias limpas mas que ao mesmo tempo não abdicam dos luxos que já conhecemos.
Pelas imagens disponibilizadas podemos quase dizer que o interior não deixa dúvidas em termos de conforto e luxo onde os brancos predominam. A sensação é de estarmos dentro de um iate de luxo. Os apontamentos com pequenos símbolos da submarca multiplicam-se, tanto no interior como exterior, formando um novo padrão como se de uma marca francesa se tratasse.
As duas cores presentes na pintura exterior e o símbolo M no pilar D já são consideradas como características e como pormenores nunca são demais uma fina linha pintada à mão ao longo de toda a viatura e que separa as duas tonalidades. Os cromados também estão bem realçados e dão um visual requintado.
O estilo de jantes de 23 polegadas muito fechadas e em cromado pouco usadas no nosso dia-a-dia são outro ponto chamativo para os amantes da submarca.
Mais vamos ficar a saber quando este pequeno luxo ambulante passar definitivamente para a produção.


6.Smart Concept #1
A Smart também esteve presente e em destaque para marcar posição como pioneiro da mobilidade urbana (desde 1997) e também como a adepta das energias verdes (1º marca a fazer a transição para 100% eletrica em toda gama).
O tão aguardado sucessor da gama Smart agora com a parceria com a multinacional do sector automóvel chinesa Geely foi finalmente revelado mesmo que ainda com linhas de concept.
O conceito de citadino não se perde mas ao mesmo tempo a aposta é nos moldes mais adorados dos dias de hoje o SUV. O aspeto exterior continua a parecer de pequenas dimensões mas a nova plataforma pode proporcionar aos utilizadores um interior mais espaçoso.
A assinatura luminosa não foge ao que já nos habituou a MB com linhas continuas a ligar tanto faróis como farolins (característica de todos os modelos elétricos). Para ir mais longe, pequenos apontamentos no interior dos mesmo dão a sensação de continuidade, fluidez e até mesmo velocidade.
Em relação às portas temos duas coisas a realçar, primeiramente as portas traseiras abrem num sentido oposto às da frente como se de um portão de palácio se tratasse. Isto leva a duas vantagens para um modelo citadino :
  1. Visibilidade - a não existência de um pilar B facilita em manobras em cidade;
  2. Espaço - a entrada na viatura é uma experiencia completamente diferente e que o utilizador agradece. O que nos parece é já uma preparação para um futuro de mobilidade partilhada.
E por fim os puxadores que não MB já passaram a ser retrateis em alguns modelos na Smart os mesmo não existem... Como? apenas vai ter um sensor que vai reconhecer a chave a posteriormente o toque para abrir a porta.
Pontos pouco prováveis que fiquem na versão de produção:
  • O teto todo em vidro parece um pouco irrealista em termos de segurança mas tudo vai depender da rigidez estrutural;
  • Grelha frontal com várias cores controladas eletronicamente;
  • Bancos independente na traseira torna o espaço pouco aproveitado;
  • Interiores em dourado brilhante pois reflete muito com a luminosidade do dia.


Tecnologias e Serviços para mobilidade digital
Como não podia deixar de ser não foram apenas apresentados automóveis mas sim serviços e tecnologias ao publico.
  • Condução Autónoma - O novo Drive Pilot vai ser capaz de realizar condução autónoma nível 3. Se prestarem atenção é possível reconhecer este opcional por dois pontos chave - volantes com adicionais cromados na sua parte superior (lugar onde costumam ficar os polegares) e pelo sensor LIDAR na grelha frontal que vai aumentar o poder de processamento do ambiente circundante da viatura;
  • Acesso Móvel - O ecossistema digital do Mercedes Me  está focado em serviços como Mercedes Me Charge, EQ Ready, Mercedes Me APP, Chave Digital, e estacionamento autónomo (Autmated valet Parking);
  • Interfaces Futuros - O concept Vision AVTR demonstra a vontade de evolução e de investimento em novas tecnologias, conceitos e até estilos de vida;
  • Integração - Com o novo sistema MBUX a MB deu um passo na digitalização e na interação com o utilizador enorme e com isto também a integração com dispositivos internos e externos à viatura. A inteligência artificial, o reconhecimento por voz, a integração com smartphones, o in-car office e o Hyperscreen são só alguns dos exemplos. 


 
Facebook
YouTube
Website
Email
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.