Edição Outubro 2020

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Novo Classe S - O exlíbris do luxo, conforto, tecnologia e segurança

Vamos admitir que a Daimler já nos andava a "picar" há uns meses com pequenos vídeos e apresentações com o seu q.b. de revelador, mostrando um verdadeiro bicho tecnológico. A apresentação mundial foi feita no dia 2 de Setembro e os mais curiosos não deixaram de acompanhar a conferência em tempo real para não perder o resto do levantar o pano. 
Estivemos a pensar e vamos fazer isto de uma forma um bocado diferente desta vez tornando o covert o prato mais desejado... Como? Entrem os factos que vos vão deixar curiosos para ler o resto:
  • Suporte para 27 línguas nativas no MBUX;
  • 10 tipos diferentes de massagens disponíveis;
  • Na versão plug-in a autonomia é de aproximadamente 100Km;
  • A área para o a realidade aumentada é o equivalente a um ecrã de 77 polegadas;
  • Espaço na mala aumentou 20L, tendo agora disponível 550L;
  • Raio de viragem de 2m com um eixo traseiro direcional;
  • Tecnologia Digital Light com mais de 2,6 milhões de pixeis;
  • Poder computacional do MBUX é agora 50% superior
  • Conforto extremo com até 19 motores no banco do passageiro dianteiro (8 para ajustamento, 4 para massagens, 5 para ventilação, 1 para suporte lombar e 1 para regular o monitor);
  • PRE-Safe Impluse que levanta a viatura até 8 centímetros no caso de um acidente lateral (apenas com E-ABC);
  • 37 motores de passo que controlam a temperatura e distribuição de ar para o sistema Thermotronic;
  • Um total de 250 Led's para o sistema Ambient Light, um Led a cada 1,6cm's;
  • Ecrã central táctil OLED de 12,8 polegadas;
  • Com o sistema E-ABC podemos ter até 1000 ajustes por segundo na suspensão;
  • Airbag para os passageiros do banco traseiro...
É também possível rever a apresentação completa por aqui.
Como é óbvio não vamos conseguir falar de tudo pois sabemos que se numa gama mais baixa a evolução já é considerável neste gigante tecnológico o salto é ainda maior e parece que as novidades nunca mais acabam tendo sempre pormenores muito interessantes a descobrir.
Vamos focar em 9 pontos que achamos chave e que podem ser um fatores decisivos para a venda ou para apaixonar ainda mais o futuro dono.

MBUX
A geração de telemática 6 ou MBUX, como é conhecida, veio revolucionar o tipo de interacção que o condutor tem dentro da viatura. Como não poderia deixar de ser no Classe S a fasquia foi elevada sendo apresentada o 2º patamar do sistema com muitas novidades.
Uma máquina capaz de aprender sozinha devido a complexos algoritmos de deep learning torna este modelo ainda mais inteligente e digital. Agora podemos encontrar 27 línguas nativas (em vez de 6 do anterior sistema) abrindo portas a conversas mais fluídas e "humanas" entre viatura e utilizador. Podemos aceder ao nosso perfil através da identificação por impressão digital, como se de um smartphone se tratasse.
Se pensávamos que a realidade aumentada no head-up display, estreada no classe A, era definitivamente tecnológica e de deixar o queixo no chão, tem de ver os aperfeiçoamentos que levou nesta geração!
O painel de instrumentos tem dois segredos escondidos mesmo à nossa frente e não conseguimos ver - duas camaras infra-vermelhos que fazem o tracking dos nossos olhos para tornar as imagens em três dimensões sem ser preciso usar óculos especiais. A tecnologia foi inventada depois de em 2011 o filme Missão Impossível Operação Fantasma ter uma cena brutal com imagem 3D através de tracking dos olhos (ver aqui), estou a brincar mas pode ter servido de inspiração!

Assistente de Interior
Usando tecnologia de visão (baseadas em laser) no painel de controle superior e algoritmos de aprendizagem torna o sistema capaz de interpretar a direção da cabeça, os movimentos das mãos e a linguagem corporal. As informações são logo convertidas em metadata para realizarem alguma função ou acionarem algum atuador (a informação recolhida é logo tratada e não é enviada/armazenada em nenhum servidor externo).
Alguns gestos e movimentos que podemos experimentar no novo Classe S:
  • Abrir a cortina do teto com gesto da frente para trás no sentido de abertura;
  • Olhar por cima do ombro faz com que a cortina traseira seja aberta automaticamente;
  • Para selecionar o espelho retrovisor basta olhar para um dos lados e esse equipamento fica selecionado, apenas tem de ser ajustado na porta;
  • Podem ser associados gestos a funcionalidades para se tornar uma rotina, etc...

Active Ambient Light
A Mercedes decidiu dar um passo em frente em relação às luzes interiores percebendo que a sua interação com o condutor pode ter uma influencia forte tanto no conforto como na segurança. Pela primeira vez as luzes ambiente estão ligadas aos sistemas de assistência à condução podendo dar um reforço visual como alerta. Dando como exemplo o blind spot assist que deteta a presença de uma viatura ou objeto a passar, para além do triângulo vermelho que já conhecemos a luz ambiente no tablier e na quartela pisca a uma frequência alta em tons de vermelho enfatizando o perigo.
Em relação ao conforto podemos dizer que existe uma ligação muito bem conseguida com os sistemas Energizing. No caso de se alterar a temperatura as cores acompanham as tonalidades e quando é ativado o sistema de assistência de voz "Hey Mercedes" o lugar recebe uma animação à espera de input.
 

Assistência à Condução
Um grande passo foi dando neste campo com vista num futuro livre de acidentes. Os sistemas na maioria sofreram alterações e melhorias técnicas para se tornarem mais eficientes podendo a Daimler dizer que estão praticamente no nível 3 SAE de condução autónoma.
Mais fácil do que estar a explicar sistema a sistema deixamos um vídeo com uma compilação dos sistemas presentes no novo modelo.

Sistema de Direção Traseira
Graças à direção do eixo traseiro (é opcional), o novo modelo comporta-se como um autentico compacto. Com um ângulo variável de até 10 graus o raio de uma inversão de marcha é reduzido até 2 metros (o equivalente a um classe A).
É importante perceber que as rodas traseiras podem virar no mesmo sentido (<60km/h) ou em sentido oposto (>60Km/h) às rodas dianteiras. O que é que isto pode trazer de benéfico? 
No caso de estarmos a falar em velocidades acima de 60 Km/h (mesmo sentido) vai fazer com o que a viatura seja mais estável e confortável o que se pretende por exemplo numa viagem em auto estrada. 
No caso de velocidades abaixo de 60Km/h beneficiamos da agilidade tornando o comportamento de uma viatura com tamanho considerável num compacto pronto para enfrentar a cidade.

Airbag Traseiro
Apresentado no veículo experimental de segurança em 2019 com o objectivo de proteger os passageiros em acidentes graves frontais. A inovação está na estrutura tubular que é insuflada, com um gás comprimido , criando uma almofada superflexivel em que o seu interior é apenas ar ambiente.

Atualizações OTA
As atualizações são uma constante na nossa vida que já não passa sem dispositivos ligados à internet. No inicio as atualizações obrigavam a uma ligação física o que já não prático hoje em dia. A maior parte delas são feitas via OTA (over-the-air) muitas vezes por ligações a uma cloud ou a um backend. Neste modelo podemos esperar que o software de algumas unidades já possam utilizar esta tecnologia evitando que o condutor tenha de visitar a oficina. Algumas unidades que contam com esta evolução são: MBUX, painel de instrumentos, sistemas de assistência à condução, e sistemas de iluminação externa.

PRE-SAFE Impluse
Tecnologia apresentada em 2015 no veículo experimental de segurança (ESF 2009) tenta minimizar os minimizar os danos para o ocupante no caso de um acidente lateral. O sistema prevê o acidente devido a sensores de radar. No caso de estar equipado com o sistema E-Active Body Control em poucas décimas de segundo a suspensão do lado do embate consegue subir a viatura até 8 cm's. Ao mesmo tempo no interior da viatura o sistema de retenção retira a folga do cinto de segurança e a almofada lateral do banco é insuflada para afastar o condutor da zona de impacto. Adicionalmente, em casos de impacto muito forte, e se o banco do passageiro estiver ocupado é despoletado um airbag central evitando o choque entre os dois ocupantes.

Digital Light
Na altura, Julho 2018, era uma tecnologia em testes que prometia uma nova dimensão no departamento da iluminação externa. Com esta nova geração a tecnologia ganha vida como extra/opcional ao Multibeam LED. O foco da inovação está na segurança, dos ocupantes e dos peões, que é colocada como prioridade garantindo que o condutor é avisado mesmo quando os "obstáculos estão camuflados" ou pouco iluminados. O sistema complexo é composto por 3 potentes LED's que cuja luz é refractada em 1,3 milhões de micro espelhos tornando o farol num poderoso projector com 1,3 milhões de pixels. A tecnologia consegue ser até 100 vezes mais precisa do que o Multibeam LED (no assistente de máximos).    
 
Claro que retratamos de uma pequena parte de inovações que podemos encontrar no novo Classe S mas também não podemos falar de tudo e pelo menos que tenha servido para vos ajudar a levantar o véu e aguçado o apetite para descobrir mais...
Facebook
YouTube
Website
Email
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.