Edição Julho 2018

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Tema do Mês:
Afinal há LUZ no fim do túnel ... 

Hoje em dia, dificilmente conseguimos imaginar um automóvel sem faróis pois são essas peças obrigatórias que nos guiam durante a noite e avisam os outro condutores que também circulamos na via. No entanto, já existiram automóveis que não usavam este tipo de peças (há muitos anos atrás, e provavelmente ainda nem eram considerados "verdadeiros automóveis"). Com o passar do tempo a tecnologia evoluiu e os faróis tornaram-se uma peça obrigatória por lei em todos os países do mundo, reduzindo o risco de acidente nas estradas. De acordo com uma entidade Norte Americana, metade dos acidentes fatais ocorre à noite, independentemente de só se verificar 25% do transito total registado.
Os números eram e ainda são assustadores, mas calma… que o panorama tem vindo a melhorar!

O primeiro veículo a utilizar faróis, foi oficialmente introduzido durante o ano 1880 e era estes eram baseados em acetileno e petróleo, muito parecidos com as antigas lâmpadas a gás. Devido ao alto custo de ambos os componentes, esta tecnologia rapidamente foi substituída por lâmpadas elétricas.

Como sempre, o primeiro filho tem sempre mais dificuldades, e a lâmpada elétrica teve as suas… a sua aceitação não foi fácil por parte das empresas construtoras que diziam que o filamento era de fraca qualidade queimando muito rápido invalidando a mesma e que se estragavam facilmente quando sujeitas a condições meteorológicas mais adversas.

As lâmpadas de halogénio foram reveladas em 1962 na Europa e rapidamente se tornaram obrigatórias em vários países exceto nos Estados Unidos da América, que só em 1978 é que reconheceram e adotaram a tecnologia. Estas lâmpadas tinham a capacidade de produzir mais luz com a mesma quantidade de potencia das anteriores e por isso tornaram-se as mais populares no mundo.

Muitas marcas continuaram a busca do novo "hit" no campo da luz automóvel. A nova "febre" nasceu em 1991 com o topo de gama de luxo de uma marca da concorrência (para os curiosos, BMW serie 7) com a designação de Xénon. Estas lâmpadas produzem luz pela passagem de eletricidade através de um gás inerte conhecido por xénon, contido em alta pressão. 
Durante alguns anos foram o estado de arte de tecnologia, até chegarem as lâmpadas LED. Aqui sim, começou a verdadeira diversão e a abertura de um leque infindável de novidades. 

Ok, já percebemos… chega de história! Vamos passar ao que realmente importa.

Tudo começou com o Multibeam LED que tirava partido do des/ligamento de vários LED's evitando o encadeamento de outras viaturas na via. Possibilitava também o anti encadeamento de sinais de trânsito e da estrada molhada, que por norma tem grande poder de reflexão da luz em condições de baixa luminosidade. 
A Daimler continua a desenvolver a aperfeiçoar o sistema para que este possa corresponder a exigências cada vez mais elevadas e conseguir proporcionar uma experiencia de condução mais confortável e segura.
Podem ver uma maquete deste sistema no Dep. Técnico também em perspetiva e com peças reais, parte do farol MULTIBEAM LED usado no modelo 213 (Classe E) ou pelo seguinte link.


Digital Light a nova tecnologia LED 
 

O futuro da luz automóvel está para perto, mais propriamente para a segunda metade de 2018 com o lançamento do novo Mercedes-Maybach Classe S. Este modelo foi apresentado no salão de Genebra no inicio do presente ano e promete trazer consigo a vanguarda da tecnologia LED atualmente. Os novos faróis vem equipados com a tecnologia Digital Light que garante uma feixe de luz livre de encadeamento e com um resolução de 2 milhões de pixéis. Isto permite condições ideias de luz para todas as situações de condução e ainda ajuda no suporte visual dos sistemas de ajuda à condução sendo um elemento importante no na estratégia Intelligent Drive.
No farol podemos contar agora com uma lâmpada de alta resolução com um chip incorporado que trabalha com mais de um milhão de micro refletores (um total de mais de 2 milhões por veículo).
Camaras e sensores incluídos no veículo detetam outros condutores, ou mesmo pedestres, e poderosos computadores avaliam a informação recolhida conjugando a informações dos mapas em milissegundos dando aos faróis os comandos necessários para a melhor distribuição de luz para todas as situações.
Este feixe permite ainda devido ao software que corre nas unidades a projeção de símbolos na estrada em alta definição. Isto permite não só que o condutor receba informação diretamente no seu campo de visão mas como possibilita a comunicação com o ambiente fora do veículo.

Só meio facelift ...

Porque 50% das peças usadas nesta reestelização são completamente novas bem como 80% da arquitetura eletrónica, por isso engane-se quem pensa que o veículo está igual. 

Novas e melhoradas funcionalidades no facelift do 205 (Classe C)...

-> Supensão Dynamic Body Control, é o melhorado sistema de suspensão que agora aparece na gama. Este tipo de suspensão ajusta continuamente ambos os eixos e cada roda individualmente para proporcionar ao condutor uma melhor experiencia de condução. Resumindo, uma suspensão, três configurações diferentes - "Sport", "Sport+" e "Confort" - selecionáveis via Dynamic Select.

-> Multibeam LED com Ultra Range Hightbeam, sistema composto por 84 led's um software poderoso capaz de iluminar a estrada da forma mais eficiente. Quando a estrada é reta, circulamos a mais de 40 Km/h e mais nenhum veículo é detetado, o Ultra Range Highbeam é ativo automaticamente, emitindo a luminosidade máxima permitida por lei, resultando em mais de 650m de estrada iluminada.

-> O painel de instrumentos totalmente digital, de 12.3 polegadas de alta resolução oferece agora uma experiencia personalizável, permitindo três aspetos - "Classic", "Sport" e "Progressive".

-> Energizing Confort Control, que liga vários sistemas de conforto do veículo. O sistema complexo usa o sistema de ar condicionado automático, o sistema de conforto dos bancos (aquecimento e ventilação) e a luz ambiente para proporcionar milhares de combinações e uma experiencia completamente diferente para cada estado de espirito.  

-> COMAND Online, cada vez mais evoluído e sempre em atualizações oferece uma navegação 3D onde se pode encontrar cidades inteiras de uma perspetiva completamente diferente. Ainda com transito em tempo real, podemos ter acesso a mensagens de aviso de outros veículos da mesma geração (Comunicação Car-to-X), tempo, estações de combustível com os preços e lugares de parque disponíveis. 

-> Sound System também foi melhorado com nove speakers com uma potencia de saída de 225 W ficando no meio do equipamento standard e o imbatível Burmester surround system.

Sabia que...

O App "AMG Track Pace“ é parte integrante do sistema multimídia opcional COMAND Online e torna o Apple iPhone® um engenheiro pessoal de corrida.

Com o App, os clientes podem analisar seu modo de condução em uma pista de corrida, melhorar e compartilhar com os outros motoristas AMG pelo Facebook, YouTube ou a AMG Private Lounge. Assim os tempos das voltas/do setor, ou até as gravações de vídeo podem ser registrados e analisados. Atraente também são a indicação no display e o intercâmbio de dados com os outros motoristas AMG.

O "AMG Track Pace“ App pode ser adquirido a partir de junho de 2017 para os modelos AMG selecionados gratuitamente no Apple iTunesStore. Isto pressupõe para um cliente um Apple iPhone®, pois atualmente o App encontra-se disponível somente na versão iOS. Com o lançamento em mercado do App "AMG Track Pace“, a operação não é possível em um smartphone Android.

Para utilizar as diversas funções do "AMG TrackPace“ App, é necessário o item opcional COMAND Online no veículo do cliente. O App para o Apple iPhone® é conectado por meio de Wi-fi com os modelos AMG.

O veículo transmite inúmeros dados em tempo real ao App. Estes incluem, por exemplo, a velocidade, a marcha, o ângulo de viragem, o tempo, a posição e a aceleração. As câmaras GoPro acopladas possibilitam, armazenar as voltas mais rápidas junto com todos os dados de telemetria importantes como vídeo no App.
 

Vantagens do AMG Track Pace App em uma visão geral:

  • Conexão por meio de Wi-fi (por meio do Wi-fi Hotspot do COMAND Online)
  • Armazenar os dados específicos do veículo (por ex., a velocidade, a aceleração), assim como, os tempos das voltas ou do setor
  • Gravações de vídeo pelo Smartphone/GoPro (é recomendado um respectivo dispositivo de fixação para o smartphone!)
  • As habilidades de condução podem ser analisadas e melhoradas de forma objetiva
  • Intercâmbio com os outros motoristas AMG por meio das redes sociais, como o Facebook (função Share)
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.