Sistemas de segurança nas Células
Como muitas outras tecnologias, as células de iões de lítio têm alguns desafios de segurança inerentes. Não podemos esquecer que não deixamos de ter um "recipiente de energia" que, sob certas condições / anomalias / danos, pode ser liberado.
Para ajudar a mitigar esses riscos, existem vários recursos de segurança que muitos fabricantes integraram nos seus projetos.
O primeiro e mais comum entre uma ampla variedade de tipos de células é o "respiro". A ventilação da célula é basicamente projetada como um ponto de falha de engenharia dentro da célula no caso de um aumento de pressão dentro da mesma. Normalmente este respiro só é incluído nas células rígidas isto é, prismáticas ou cilíndricas.
Outro mecanismo é o CID (Current Interrupt Device) é como se fosse um fusível não revertível, isto é, vamos pensar no CID como uma tampa que está a fazer contacto como a parte positiva (cátodo) e quando existe demasiada pressão interna essa tampa "incha" deixando o circuito aberto. Por isso quando encontrar uma célula de iões de lítio com 0V deve ser devido a este sistema de segurança, visto que como já falamos uma célula mesmo com uma descarga profunda nunca vai a 0V. Mais uma vez, este sistema só é incluído nas células rígidas isto é, prismáticas ou cilíndricas.
|