Edição Outubro 2019

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

SUV's na Mercedes-Benz
A família continua a crescer!   

A moda é intemporal mas as tendências caracterizam gerações ficando marcadas nas nossas memórias. Podemos enumerar várias tendências criadas pela Mercedes-Benz, mas uma das mais icónicas, é o Classe G que ainda hoje apaixona os mais novos e acelera o coração dos mais velhos.
Curiosamente penso que não exista outro tipo de segmento que agrade a tantas pessoas como SUV's (Sport Utility Vehicles). Este segmento é caracterizado e inspirado no design de um off-road mas que consegue proporcionar o conforto de saloon.
O crescimento deste segmento ao longo dos últimos anos faz inveja aos outros. A nível global a fatia de mercado correspondente aos SUV's é de 35% com 829 mil viaturas vendidas.
Existe uma explicação clara para este boom dos SUV's?
Racionalmente existem vários:
  • Acessos convenientes: a posição mais alta facilita a entrada e saída da viatura e como normalmente as portas são mais pequenas possibilitam ângulos de abertura maiores;
  • Segurança e distancia: o espaço interior amplo dá a sensação de segurança e no trânsito agitado a posição mais elevada da viatura parece que nos mantém à distancia;
  • Visão clara e postura saudável: a posição elevada de condução possibilita uma visão clara de grande parte do ambiente envolvente e uma postura mais correta durante viagens;
  • Sensação de liberdade: o espírito off-road dá-nos a promessa de liberdade independentemente da estrada que apareça;
  • Fator económico: normalmente este segmento consegue manter o seu valor residual mais elevado no que diz respeito à revenda.  
A Mercedes-Benz, sempre atenta ao mercado, reconheceu a tendência desde o início e, nos últimos 12 meses, decidiu acelerar significativamente o ritmo de desenvolvimento neste segmento com cinco lançamentos de novos modelos e dois facelift's.
Enquanto isso, os clientes podem escolher entre uma das mais amplas faixas de SUV's em comparação com outros fabricantes de automóveis. A gama vai desde o pequeno GLA até o grande SUV de luxo, o GLS. Os devotos da condução com emissão zero tem o EQC e o F-Cell. Estreias como o GLB também estão a tornar o segmento ainda mais diversificado.
Nada melhor do que conhecer a família toda e perceber os pontos fortes de cada um deles (modelos apresentados de seguida são os atuais representantes da gama SUV da Mercedes-Benz):

GLA o filho protegido
 
O GLA é a entrada ideal neste segmento, o preço inicial é atraente para um grupo alvo mais jovem e o seu design faz com que se destaque no meio da multidão. Além disso, graças às suas dimensões compactas, o GLA é perfeito para o trânsito da cidade. Na parte traseira, o SUV compacto é menos espaçoso do que seus irmãos maiores, mas ainda assim é altamente adequado para o uso diário com seu compartimento de bagagem flexível. Mas quem pensa que o GLA está melhor longe de terrenos fora de estrada está enganado, aqueles que optarem por uma suspensão confortável off-road (padrão em alguns países), com um corpo levantado 30 mm mais alto, terão um certo grau de capacidade off-road.

GLB o filho aventureiro
 
O novo SUV compacto destaca-se conscientemente do irmão mais novo e apresenta um visual mais angular com seção frontal vertical e cauda larga. Podemos considerar, devido às suas dimensões, que se aproxima mais do segmento médio fazendo apenas uma diferença de 3 cm (em comprimento) em relação ao primo mais velho (GLC).
Além disso, o "garoto" apresenta-se como o milagre do espaço flexível. Na parte traseira, os encostos podem ser ajustados em 9 posições (por exemplo, incluindo também a posição da carga) e, com a terceira fila de bancos, o GLB pode tornar-se uma verdadeira carrinha para levar a turma toda a uma visita de estudo (7 lugares é um opcional).
No interior, elementos tubulares marcantes criam um contraste analógico com os monitores totalmente digitais com o MBUX. Para combinar com a aparência angular, o GLB também dá cartas em terrenos off-road com tração nas quatro rodas opcional e um programa de tração off-road.

GLC o primo universitário
 
Não é à toa que o GLC é o modelo de SUV mais vendido da Mercedes-Benz, o SUV premium de tamanho médio atrai a atenção com seu design desportivo.
A variedade de motores para escolha também é um fator decisivo no momento da escolha. Temos desde eficientes 4 cilindros (OM654 - diesel) aos potentes 8 cilindros (M177 - gasolina), para os ambientalista o 4 cilindros gasolina plug-in e para os futuristas o 4 cilindros gasolina (M264) com a tecnologia 48V.
Os ocupantes desfrutam de todos os confortos de um salão, incluindo uma atmosfera sofisticada no interior, por exemplo, com seis elementos decorativos de madeira e um sistema multimídia MBUX. Ao mesmo tempo, o GLC impressiona com seu manuseio: a suspensão DYNAMIC BODY CONTROL com amortecimento ajustável (459) reúne três configurações diferentes, que variam desde os parametros mais desportivos aos mais confortáveis. Como parte disso, sua alta capacidade off-road com dois programas opcionais de tração off-road (em conjunto com o 4MATIC) que o tornam o perfeito atleta de triatlo.

EQC o tio ambientalista
 
O EQC marca o primeiro modelo de produção em série da família EQ com um design distintamente inovador e com tecnologia verde (propulsão elétrica movida a bateria de iões de lítio). O interior também se destaca com apontamentos coloridos em ouro rosado, lembrando o cobre usado nos enrolamentos do motor elétrico.
O potente acionamento elétrico nos eixos dianteiro e traseiro garante um desempenho refinado e, ao mesmo tempo, permanece praticamente silencioso e livre de emissões. Tudo isso vem com a alta posição de assento típica de um SUV e um alcance de 370 - 405 km (WLTP). A única coisa que o EQC pode prescindir são qualidades especiais fora de estrada.

F-Cell o cunhado futurista
 
Também faz parte da família EQ o GLC F-Cell, no qual não apenas um, mas dois corações elétricos batem, ou seja, um sistema de célula de combustível e também um pequeno motor elétrico com bateria. Isso aumenta o alcance (NEDC) de aprox. 430 km por cerca de 50 km adicionais. Além disso, a interação conjunta no modo híbrido garante uma experiência particularmente agradável. Baseado no GLC, o veículo oferece uma condução livre de emissões, mas não requer procedimentos de carregamento longos para a célula de combustível. O procedimento de reabastecimento de H2 não leva muito mais tempo do que abastecer com combustíveis fósseis. Diferentemente do GLC, não há um pacote de Engenharia Off-Road (430) disponível para o GLC F-Cell. O modelo elétrico será comercializado em muito pequena escala em sistema de aluguer na Alemanha.

GLE o tio da moda
  
O GLE incorpora a essência de um SUV premium em design dsportivo mas ao mesmo tempo elegante. Garante uma experiência de condução emocionante graças à sua suspensão totalmente ativa E-ACTIVE BODY CONTROL (490 - apenas disponivel com variantes de motores com sistema 48V), que reúne conforto, precisão e dinamismo - seja qual for a superfície da estrada.
O design do interior é confortável e moderno, com displays digitais, assentos multicontorno (399) e pacotes ENERGIZING (PBR) que possibilitam vários exercícios ao volante. Outra característica que se destaca adicionalmente é o aumento de espaço, que pode ser usado de forma flexível com uma terceira fila de assentos (847) ou como um grande compartimento de bagagem.

GLS o pai desportista
 
O GLS possui um carisma especial devido ao seu imponente tamanho combinando elegância com poder. Coroado de o "Classe S entre SUVs" o GLS representa um excelente conforto de condução, dentro e fora da estrada, graças à suspensão totalmente ativa E-ACTIVE BODY CONTROL (490). Com uma quantidade generosa de espaço e armazenamento, toda a família pode desfrutar de autenticas viagens em primeira classe com direito a todos os luxes inerentes à mesma. De destacar na segunda fila de bancos, se necessário, por exemplo, com assentos climatizados (402), assentos multicontornos com função de massagem ou conforto individual assentos (224). A atmosfera de bem-estar continua na terceira fila de assentos, que opcionalmente possui sua própria zona climática e aquecimento de assentos.
GLS o avô (canivete) suiço

O classe G é a grande presença constante na família Mercedes-Benz. Apesar de permanecer praticamente inalterado do lado de fora por décadas, por dentro, já estamos a falar de outra história. Apesar de não ser o foco principal, o luxo e o desenvolvimento tecnológico tem vindo a premiar este veterano tornando-o mais atraente para um grupo alvo mais alargado. As características especiais da classe G incluem pontos como a porta traseira de abertura lateral com roda suplente integral e que pode ser personalizada com todas as cores que estão disponíveis para a carroçaria - 34 cores. Como um verdadeiro veículo todo-o-terreno, oferece adicionalmente uma sensação muito especial de prazer de condução, especialmente em terrenos off-road com três diferenciais e uma caixa de velocidades com low range (redutoras).

Conclusão
 
Conseguimos despertar a curiosidade sobre esta classe de veículos de sucesso e mostrar que está mais diversificada do que nunca?
Os SUVs da Mercedes-Benz são tão variados quanto os seus clientes. Toda a gama de modelos está a ser melhorada para corresponder às preferências e interesses dos nossos clientes. Novos modelos modernos e ousados, como o GLB ou o EQC, estão a contribuir para manter antigos cliente e conquistar novos...
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.