Diretor Vendas - Dr. João Paulo Themudo
No caso das Vendas é do conhecimento geral que o setor automóvel está a passar pelo que se tem denominado como “uma tempestade perfeita”.
Há uma conjugação de diversos fatores, que começou com a pandemia, a suspensão da produção, a diminuição de turnos, a crise dos semicondutores, a guerra na Ucrânia, os confinamentos asiáticos, que levaram a enormes problemas nas cadeias de abastecimento de componentes, aumentos de preços nas matérias-primas, aumentos de custos energéticos, consequente crescimento da inflação, além de enormes constrangimentos ao nível dos transportes.
Tudo isto, em conjunto, provocou enormes quebras no setor automóvel a nível mundial, a que a Mercedes-Benz e a smart não escaparam. Obviamente que os efeitos se fizeram sentir igualmente em Portugal e, consequentemente, na Sociedade Comercial C. Santos, que tem recebido muito menos viaturas da Mercedes-Benz Portugal, pelo que, obviamente, também tem menos viaturas disponíveis para venda.
Não é fácil isolarmos especificamente o peso da falta de componentes, para medirmos o seu impacto, porque, conforme referimos anteriormente, está inserida em todo um contexto adverso que se conjugou. No entanto é verdade que ele se continua a sentir, havendo ainda:
- Cortes na produção de vários modelos;
- Atrasos na produção de viaturas;
- Alteração dos equipamentos em diversos modelos;
- Bloqueios diversos de viaturas em fábrica;
- Atrasos sistemáticos nos transportes internacionais e nacionais;
- Aumentos de preços mais frequentes do que era habitual;
- Redução das condições comerciais que nos são dadas pela MBP.
Pelo anteriormente referido é fácil percebermos que as Vendas têm sido fortemente impactadas nestes últimos dois anos e meio.
Gostaria, no entanto, de referir a enorme capacidade de adaptação e resistência que toda a equipa demonstrou, tendo vindo a ser capaz de manter elevados níveis de satisfação, por parte dos nossos clientes, apesar de todas as falhas que temos registado, além de conseguir assegurar que a rentabilidade do setor não é afetada negativamente pelo contexto fortemente adverso.
|