Edição Maio 2020
A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.
|
|
Novo GLA - o filho protegido
da Família SUV
|
|
Não podemos deixar de começar o nosso Tecnews sem falar da crise que decorre e que nos afeta a todos. Os tempos mudaram, e enquanto as gerações anteriores foram destacadas para uma guerra além fronteiras, a guerra atual é bem diferente, pois é travada dentro das nossas próprias portas!
Mesmo assim, existe um sentimento comum intemporal - a esperança. As mensagens positivas multiplicam-se nas varandas, gestos de solidariedade são praticados todos os dias, cântico nas janelas por todo o mundo são divulgados na internet, reuniões com salas vazias, transito inexistente nas ruas outrora congestionadas e a palavra "teletrabalho" nunca esteve tão gasta como nos dias de hoje... As medidas de segurança e proteção estão a ser impostas a toda a estrutura para que a rotina volte depressa! E, entrando também na onda em que hoje se vive, finalizamos a introdução com um "Vai ficar tudo bem!", pois acreditamos que tudo é passageiro e que, daqui a nada, voltaremos à rotina normal.
|
|
O novo GLA tardou a chegar e veio numa altura em que o mundo está um pouco virado ao contrário. A sua apresentação foi feita na nossa empresa de forma tecnológica e inovadora em concordância com os tempos vividos.
Em destaque podemos invocar 5 pontos principais:
- Mais Carácter - Visualmente parece mais robusto e versátil, tem um aspeto mais maduro que a versão anterior,
- Mais Espaço - Em termos de altura é 10cm mais alto, a posição de condução elevada fator de um autentico SUV, o espeço traseiro para as pernas aumento apesar de o comprimento total ser mais curto e o bancos traseiros tem agora a possibilidade de movimentação (14cm) como no GLB.
- Mais Segurança - Devido a um conjuto de sistemas de assistencia à condução podemos mesmo dizer que alguns extra são indispensaveis.
- Mais vantagens familiares - Com motores de quatro cilindros eficientes e poderosos, tanto gasolina como gasóleo, são o ideal para deslocar toda a família de forma cómoda;
- Mais eletrificação - Um modelo EQ de 3º geração já está preparado para ser desvendado ainda na primeira metade do ano de 2020.
|
|
- Exterior
Parece que o menino cresceu e já não é o adolescente brincalhão que tínhamos antes. Exteriormente, à primeira vista, nota-se logo um automóvel mais elevado, maduro e com outra postura, mais semelhante ao GLC do que ao seu antecessor. Em alguns casos, as jantes até 20" podem ajudar a aproximar -se mais ao segmento seguinte...
Apresenta laterais mais musculadas... dão um aspecto mais dinâmico e elegante dando continuidade ao crescimento progressivo.
Os apliques reportam para um veículo capaz de sair da estrada e mostrar outra faceta em terrenos mais complicados.
Uma bagageira mais ampla, devido à separação dos farolins em duas partes, facilitando a acessibilidade.
|
|
- Interior
Os traços do interior já são conhecidos e não apresentam novidades nos lugares dianteiros. Continuamos com 3 variantes de ecrãs ou 2 de 7" ou 1 de 7" e 1 de 10,25" ou então 2 de 10,25" na versão mais equipada. O sistema MBUX (NTG6) é o centro das atenções assim que alguém diz "Mercedes" , mostrando com orgulho todo o potencial do sistema ao utilizador. Entre outros, podemos encontrar a câmara de realidade aumentada, luzes em LED de todas as cores imaginárias, gráficos detalhados, inteligência artificial, perfis personalizáveis...
O utilizador pode escolher entre 4 possíveis estilos do sistema de infoentertenimento:
- Modern Classic é a evolução do já conhecido Clássico.
- Sport é o modo mais desportivo e utiliza cores como o amarelo e preto para destacar detalhes high-tech do sistema.
- Progressive representa o tema mais futurista e que os clientes mais gostam pelo estilo arrojado e simplista.
- Discreet mode reduz a informação ao essencial para ajudar o condutor a relaxar e deixar de se preocupar com promenores.
Os ventiladores em forma de turbina dão um aspeto moderno e desportivo a todo o interior.
A combinação de cores de bancos e do tablier mostra que a marca não tem medo de inovar e arriscar em novas combinações.
|
|
- Espaço e Versatilidade
Apesar de mais curto que o seu antecessor interiormente os números falam por si e podemos ver na seguinte tabela comparativa em que variáveis é que se ganhou espaço (verde) e onde se perdeu (vermelho):
|
|
- Sistemas de assistência à condução
O novo GLA é capaz de reagir quando o condutor assim não o faz. De serie, vem com o assistente de linhas de rodagem e o assistente de colisão frontal.
Em alguns casos, o GLA consegue reproduzir uma condução semi-automática, devido aos sistemas de radar melhorado, câmara frontal com melhor alcance e com a ajuda dos mapas sempre em crescimento. Um extra caro, mas que vale todos os cêntimos, é o Pack de Assistência à Condução onde podemos encontrar funções como:
- Active Distance Assist DISTRONIC:
- Travar devido a veículos parados,
- Stop and Go em situações de transito (em conjunto com o Active Parking Assist e navegação),
- Modo vela no programa ECO,
- Active Steer Assist:
- Active Emergency Stop Assist – No caso da viatura sentir que não tem nenhum feedback do condutor, a mesma reduz a velocidade, encosta assim que for possível na estrada, destranca a viatura e faz uma ligação de emergência para a MB,
- Active Speed Limit Assist que ajusta a velocidade em conjunto com o Traffic Sign Assist e Live Traffic Navigation,
- Evasive Steering Assist,
- Active Lane Keeping Assist,
- Active Blind Spot Assist,
- Active Brake Assist,
- PRE-SAFE® PLUS que pode detetar um potencial sinistro traseiro.
|
|
- Cadeia Cinemática
Sim podemos confirmar que a conversa, já na ponta da língua dos mais desconfiados, dos motores que tinhamos em pareceria com a Renault pode ser posta de lado visto que nas versão diesel apenas temos o motor OM654.
|
|
Imagem do motor a gasóleo (OM654):
|
|
O motor OM654 já conhecido de outros modelos agora é montado na transversal como nos modelos A, B e CLA. No interior do motor podemos encontrar pistons de aço e um bloco em aluminio em que as paredes internas do cilindro tem um tratamento especial chamado NANOSLIDE.
Este motor compacto consegue performances excelentes relativamente ao tratamento de gases de escape, devido ao facto de manter todo o sistema muito próximo do bloco. Em termos de certificação cumpre as normas RDE e Euro 6d.
A caixa de velocidade de 8 relações permite que o regime em condução normal não seja muito elevado, mantendo sempre rotações perto do ponto mais eficiente do motor. A oitava relação de caixa entra em função em condução livre (auto estrada) reduzindo as rotações e mais uma vez reduzindo consumo, ruído e aumentando o conforto para os ocupantes.
|
|
Imagem do motor a gasolina (M260):
|
|
O bloco deste motor (M260) é em alumínio fundido e equipa as versões mais potentes do GLA a gasolina. Os pistons em ferro fundido e com condutas de arrefecimento incorporadas para aguentar um esforço maior do motor. Os cilindros usam a tecnologia CONICSHAPE (em que as suas paredes tem larguras diferentes ao longo do mesmo) minimizando a fricção dos segmentos nas paredes do cilindros reduzindo consumos.
O sistema CAMTRONIC, neste motor, apresenta dois tipos de perfis (maior abertura da válvula) de excêntricos na árvore de cames da admissão. Em carga parcial o perfil é mais baixo poupando no consumo de combustível e em plena carga aproveita para privilegiar a performance.
O uso, já normal da injecção directa com injectores piezo, leva a que sejam gerados "pontos quentes" durante a combustão, mais conhecidos como partículas (não pode ser tudo vantagens!) e por isso é usado um filtro de partículas para cumprir as novas regras e limites de emissões de partículas (Euro 6d) relativamente a partículas.
O turbo de geometria variável com wastegate dá outra alma ao motor arrancando um sorrido dos entusiastas.
|
|
Após os dias cinzentos de inverno, geralmente, vale a pena visitar um posto de lavagem - e ainda mais no caso do novo GLA - isto porque, juntamente com o Mercedes-Benz GLE e o GLS, passa a ser o terceiro membro a ter uma função de lavagem de carro . Com apenas um comando, os espelhos externos são dobrados, as janelas laterais e o teto solar deslizante são fechados. Além disso, o sensor de chuva é suprimido para que os limpadores de pára-brisas permaneçam desligados durante a lavagem do carro, e o sistema de ar condicionado passa para o modo de recirculação de ar.
Outro destaque: após alguns segundos do equipamento apropriado ser instalado, a imagem frontal da câmara de 360 ° é sobreposta para ajudar na condução.
Ao sair da lavagem e a ultrapassar a velocidade de 20 km/h, as configurações são redefinidas automaticamente!
|
|
|
|
|