Edição Maio 2018

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Tema do Mês:
Carsharing do ano 2030...
Smart Vision EQ Fortwo 

A Smart sempre se gabou de ser uma marca jovem e com ideias ambiciosas, mas por vezes difíceis de acreditar. A verdade é que hoje em dia com a evolução tecnológica, muitas portas se abriram para novas ideias (algumas delas mesmo malucas) podendo ser estas aproveitadas para melhorar a nossa qualidade de vida.
A Smart mais uma vez fez uma revelação que vai deixas todos de boca aberta, mas os mais conhecedores da marca vão perceber a linha de pensamento. Tudo começou, na origem, com a criação de um carro muito compacto, citadino que se podia adaptar ao ambiente mais hostil das cidades.
Os experts preveem que a posse do automóvel é algo que deixará de ser uma realidade para muitas pessoas. Antecipando isso, os habitantes das grandes cidades podem optar por modalidades de carsharing ou outras formas de mobilidade, influenciados não apenas pelos custos inerentes à compra e manutenção mas também pelas dificuldades de estacionamento e outras vicissitudes em grandes centros urbanos.
A criação do Car2Go veio "apimentar" o mercado do carsharing disponibilizando pela primeira vez um serviço do género. 
O Car2Go é um serviço de partilha que se baseia num serviço sem complicações de "aluguer" de um veículo.
O cliente apenas tem de estar registado no site e ter a App no seu smartphone. Depois disso é tudo muito intuitivo, apenas temos de procurar o veículo mais próximo e simplesmente guiar até ao destino pretendido. Sim, é assim simples! ... sem chaves, sem filas de espera, sem preocupações de combustível e de estacionamento.

Agora recentemente, na Feira Automóvel de Frankfurt, foi apresentado o Smart Vision EQ. Este promete colocar o serviço falado anteriormente num patamar completamente diferente e já vos explico o porque...
Completamente autónomo, sempre ligado à rede/internet disponibilizando uma comunicação constante com o mundo que o rodeia, compacto e como é obvio, elétrico!
Todos já sabemos que a Smart foi a primeira marca a mudar toda a sua gama para mobilidade elétrica, por várias razões como as cada vez mais apertadas normas antipoluição, o impacto ambiental da extração e produção de combustíveis fosseis e pelo potencial que a mobilidade elétrica vai proporcionar no futuro (também todos sabemos que por outro lado é a única maneira do grupo Daimler tem de continuar a ter os tanto amados AMG com consumos exorbitantes, mas isso fica entre nós).
 
Este veículo autónomo e elétrico nasceu de um projeto muito maior, do fabricante germânico, designado como estratégia CASE, suportada por quatro pilares que são Connected (conectado), Autonomous (condução autónoma), Shared & Services (partilha e novos serviçso, num uso flexível do carro) e Eletric (mobilidade elétrica).

Connected: Comunicação com outros utilizadores
 
O Smart Vision EQ é "chamado" através do smartphone do utilizador e o veículo vem ao encontro do mesmo de forma autónoma, precisamente o oposto do que acontece nos dias de hoje. Adicionalmente, pode partilhar uma viagem com outro utilizador que trace um percurso comum fazendo com que seja possível maior contacto entre pessoas. Os passageiros são sugeridos consoante o seu histórico de viagens e o trajeto pretendido, ficando sempre à consideração do primeiro utilizador a aceitação de mais um passageiro no veículo.
Durante uma viagem, com dois utilizadores, é apresentado no painel interesses comuns. O tempo ganho, devido à condução autónoma, pode ser aproveitado para conversar, ouvir música ou ver vídeos.

Autonomous: Mais eficiente, Menos trânsito
 
Graças à inteligência artificial e à condução autónoma, o Smart Vision EQ vai permitir a entrada numa nova era do carsharing. O utilizador não vai ter de ficar à procura do próximo veículo disponível mas sim "convocar" que o mesmo o venha buscar à sua localização. Os vários veículos vão comunicar entre si para criar uma rede organizada e eficiente dinamizando as viagens partilhadas. 
A condução autónoma vai também permitir uma redução no transito e no estacionamento dentro das cidades.

Shared & Services: Transformação do "trânsito urbano" em "fluxo urbano"
 
Com o congestionamento que presenciamos nas cidades, a partilha de informação é vital para uma melhor e maior organização. A ligação destes veículos à rede e os sistemas computacionais complexos que os ajudam na gestão de tempo e mobilidade são fulcrais para um bom desempenho.
Como já acontece com os atuais car2go, o Smart Vision EQ pode ser "contratado" e deixado em qualquer lugar, desde que seja dentro de uma área predefinida, chamada "casa".

Eletric: Para uma mobilidade mais limpa
 
O Smart Vision EQ foi desenhado e projetado como um veículo puramente elétrico e feito para a cidade. Este é equipado com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 30 kWh (o Smart Eletric Drive atual tem uma bateria de 17,4kWh). Esta tem a capacidade para 250Km realistas!
Quando estes veículos não estão a ser usados, os mesmos fazem uma viagem autónoma para o seu posto de carregamento para carregar as baterias. Os postos vão conter tecnologia de carregamento por indução, isto é, o veículo não tem de se ligar fisicamente por cabo mas pode estar apenas próximo deste. Com isto a Smart vai ter um papel importante na revolução elétrica.
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.