Edição Junho 2019

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Tempo para... "Rodar Válvulas":
Discos de Cerâmica

Esta rubrica nasceu devido à curiosidade e motivação pela procura do saber dos técnicos da oficina. 
O Rodar Válvulas pega em temas soltos de pura curiosidade quotidiana e tenta explorar o mesmo "até ao osso", dando um conhecimento mais aprofundado do tema escolhido. Tem o objetivo de meter a cabeça a "rodar" e a pensar como é que certas tecnologias funcionam ou como são organizadas no seu cerne e tudo isto em relativamente poucas palavras.
Atualmente a companhia que fabrica nos disco de ceramica para a Mercedes-Benz é a Brembo SGL que nasceu em 2009 da parceria de duas empresas ambas especialista cada uma na sua área. A Brembo é mundialmente conhecida por fabricar componentes do sistema de travagem desde 1969 e a SGL Group é um empresa especializada em componentes fabricados em carbono.
Em 2010 esta parceria começou a dar frutos para a marca de Estugarda com o SLS e o E63, em 2011 foi a vez do CLS63 e mais tarde em 2012 o SL63 e o SL65. Hoje em dia, todos os modelos equipados com CCB (Carbon Ceramic Brakes) da AMG, são fabricados por esta empresa.
Por vezes não damos importância aos aspetos mais simples e menosprezamos as coisas mais vulgares mas a tecnologia dos dois componentes principais destes travões eram usados separadamente para invenções incríveis: 
  • As naves espaciais usavam um tipo de compósito de cerâmica por debaixo dos seus painéis capazes de aguentar as temperaturas absurdas para reentrar na atmosfera. 
  • O sistema de travagem do concorde foi baseado em travões de grafite com reforço de fibra de carbono, hoje em dia é usado massivamente na F1.
Este tipo de travagem pode levar a poupanças de peso de até 70% comparativamente a discos de ferro fundido. Por outro lado, aguenta temperaturas superiores a 1000ºC e podem durar até 60x mais.
Em termos de performance é superior em todos os aspetos: condições de chuva ou seco, menos vibrações, menos ruído e maior dureza. 
Modo de produção
 
A sua produção começa com os ingredientes em bruto misturados num molde com a forma final do disco. Várias peças de alumínio são introduzidas para criar os canais de ventilação. O molde é fechado e levado a uma prensa que aplica 20 mil Kg de força compactando a receita e fazendo com que a temperatura suba aos 200ºC derretendo o pó de sílica.
Depois desta pequena cozedura o molde precisa de arrefecer e é colocado em água durante 5 a 8 minutos. sendo depois aberto e retirado o já quase final disco de cerâmica. Máquinas de precisão retiram imperfeições causadas pela fabricação da peça em molde e depois vai para um processo de tempera onde é aquecido a 1000ºC transformando a receita quimicamente.
Mesmo no final, os discos sofrem um tratamento de "pintura", selando o mesmo, pois a altas temperaturas o carbono reage com o oxigénio (deterioração) conseguindo assim aumentar o ciclo de vida do disco.
Para terminar o disco é avaliado por uma máquina que tira centenas de fotos em alta definição a toda a superfície do disco que são analisadas com detalhe da escala do micrómetro (10^-6)!
Verificação desgaste
 
Existem 3 métodos de verificar o desgaste em discos de cerâmica mas apenas um é preconizado pela Daimler.
A medição do peso mínimo do disco e a medição da concentração de fibra de carbono são exemplos de testes que não são indicados para a nossa marca apesar de serem extremamente eficazes e detalhados.
A medição deve ser feita exclusivamente através dos indicadores de desgaste (1) mediante as laminas de teste (2).
Existe um exemplar de um sistema de travagem de cerâmica no Departamento Técnico e Formação para os mais curiosos!

Sabias que … 

Todos nós queremos ser melhores em alguma área e normalmente nunca gostamos de perder, alguns nem a feijões! Para tornar os fãs da velocidade e corridas ainda mais excitados, a Mercedes disponibilizou na sua loja do Mercedes Me o pacote AMG Track Pace. Este pacote torna o sistema de infoentretenimento num verdadeiro engenheiro de pista disponibilizando em tempo real valores como:

  • Valores de aceleração (por ex., dos 0 aos 100 km/h) de forma precisa até às décimas de segundo
  • Tempos das voltas e dos setores em percursos de corrida conhecidos ou definidos por si
  • Valores de desempenho de corrida no display de media e Head-Up Display
  • Parâmetros de corrida e gravações de vídeo no display de media
Para os que emprestam ou partilham o brinquedo de quatro rodas, vários perfis podem ser criados e com a acrescida possibilidade de partilhar as suas gravações e tempos com a comunidade Mercedes-Benz (apenas disponível para determinadas series).

Enquanto até agora o "carro fantasma" era exclusivo de jogos de consola, com este pacote podemos transportar a experiência para a vida real e ser desafiados a melhorar a cada volta (apenas disponível em combinação com realidade aumentada MBUX para a navegação).

O modo Drag Race parece saído de um filme, sendo possível medir a aceleração e desaceleração da viatura.

O pacote tem um preço único de 350€. Para verificar compatibilidades é preciso estar ligado com a sua viatura no Mercedes Me Shop.
 
Nota sobre a utilização:
O AMG TRACK PACE apenas pode ser utilizado em circuitos fechados fora da zona de tráfego pública.
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.




 

Testimonials

“Nothing drives your point home like a glowing testimonial from someone who is passionate about your brand.”

— Customer Review
“Nothing drives your point home like a glowing testimonial from someone who is passionate about your brand.”

— Customer Review
“Nothing drives your point home like a glowing testimonial from someone who is passionate about your brand.”

— Customer Review

Subscribe

Use this space to let people know why they would want to
hear from you. Tell them about a special offer, a limited time promotion,
or the important updates they'll receive after they sign up.