Edição Janeiro 2019

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Tema do Mês:
Os serviços serão o futuro? Mercedes Me - Parte 1

O mundo está a tornar-se cada vez mais digital. Atualmente todos os dias aparecem novas tecnologias que nos deixam de boca aberta e a pensar que até nós podíamos entrar na onda e mesmo com uma ideia simples conseguíamos mudar o mundo.
A toda a hora se fazem milhões de compras online, transações bancárias e troca de dados estando constantemente ligados à internet seja pelo smartphone ou pelo tablet. As prioridades dos clientes Mercedes são diferentes de há uns anos atrás e enquanto os nosso avós queriam e tinham todo o gosto em ir marcar uma revisão ao concessionário hoje em dia nós preferimos enviar um sms, ligar ou até mesmo usar uma app… com jeitinho alguns até preferiam que o automóvel fizesse isso sozinho.
Com esta emergente necessidade de estar "always on" a Mercedes-Benz criou duas soluções distintas para o mesmo fim, o Mercedes Me Connect e o Mercedes Me Adapter.


Mercedes Me Adapter
 
O Mercedes Me Adapter é a combinação de 2 componentes chave, um dispositivo Bluetooth para estar ligado a porta EOBD do veículo, vulgarmente chamado Adapter, e de uma app para smartphone. 
Este serviço é destinado a veículos mais antigos e que não tem a capacidade de comunicar/partilhar informação com o mundo exterior. Mesmo assim nem todos são veículo elegíveis para usufruir do Mercedes Me Adapter e apenas chassis entre a data de produção de 2002 até meados de 2016 (quando começaram a aparecer as unidades de controlo com a capacidade de comunicação/partilha de informação) é que serão capazes de "carregar" o pequeno dispositivo. Na dúvida pode ser usado o site para escolher o modelo e ano para saber se é possível a sua instalação. 
Mesmo que este serviço não seja o mais complexo, ainda se pode tirar partido de várias funcionalidades como por exemplo:
  • Nível de combustível restante do depósito;
  • Quilometragem atual;
  • Estado da bateria (V);
  • Registar o local e o tempo de estacionamento;
  • Guardar viagens, horários e quilómetros percorridos;
  • Reunir dados, fotos e local do acidente para enviar para a seguradora;
  • Comunicar uma avaria ou acidente através da app;
  • Contactar diretamente o seu concessionário.

Mercede Me Connect
 
A verdadeira diversão e utilidade começa com este sistema bastante complexo a nível de comunicação mas bastante acessível para o utilizador/condutor. O tráfego de dados ocorre por meio de um módulo de comunicação montado de fábrica no veículo, o qual permite que o veículo comunique através do seu próprio cartão SIM com o mundo exterior.

Existem três sistemas centrais no processo do Mercedes Me Connect:
  • Portal Mercedes Me - É o portal online destinado ao cliente, este é o primeiro passo no registo no sistema, e que possibilita salvar os dados do veiculo, gerir definições e navegar pela descrição de todos os serviços disponíveis;
  • App Mercedes Me - Partilhada com o Adapter esta aplicação mobile permite, nesta configuração, o acesso a mais funcionalidades/serviços;
  • Mercedes Me Connect Retail (MmcR) - É o interface que o concessionário tem acesso para fazer todos os movimentos de BackOffice como por exemplo associar as contas Mercedes me dos clientes com os seus veículos (isto só pode ser feito com o devido comprovativo de propriedade do veículo do cliente).

Os seguintes serviços básicos estão disponíveis de série em todos os veículos Mercedes Me Connect:
 

1. Sistema de chamada de emergência Mercedes-Benz
 
No caso de um acidente todos os segundos contam e nesses casos a chamada de emergência (eCall) consegue diminuir significativamente o tempo entre o acidente e a chegada dos serviços de emergência. Para além disso pode enviar informação importante aos serviços de socorro. Estudos recentes indicam que 99% das chamadas efetuadas obtém resposta nos primeiros 10 segundos.
O serviço está disponível para veículos equipados com os seguintes códigos SA 347, 348, 350, 351 ou EY5. 

Existem dois tipos de acionamento:
 
Automático - Se, após um acidente, os sistemas de retenção, como o airbag ou o pré-tensor dos cintos de segurança, tiverem sido ativados, o sistema de chamadas de emergência da Mercedes-Benz pode estabelecer uma chamada de emergência automaticamente. No caso de ninguém responder dentro do veículo, uma ambulância é logo enviada para o local. Apenas duas condições tem de ser satisfeitas para isto ser possível como a ignição ligada e carga suficiente na bateria de bordo.

Manual - Se o veículo possuir a tecla SOS na unidade de comando no teto, esta apenas tem de ser premida prolongadamente, pelo menos, um segundo.

No caso de acidentes graves detalhes como o posição do veículo, sentido de viagem, identificação do veículo, gravidade estimada do acidente... Isto quer dizer que os serviços de socorro podem ser enviados o mais rápido possível e com dados concretos e uteis para o salvamento.

2. Apoio no caso de acidente e Gestão de avarias
 
Complementando o sistema de chamada de emergência, o cliente pode pedir para reencaminharem a chamada para o Customer Assistance Center (CAC) que ajudará em situações como chamar um reboque encaminhando o veículo para um concessionário MB. 
É possível também que este sistema ajude a detetar danos quando o veículo está estacionado, o cliente fica a saber quando liga a ignição do veículo pois uma imagem aparecerá no visor a potencial área do embate e uma estimativa dos danos.

Na gestão de avarias, o cliente pode solicitar assistência, o centro de assistência da Mercedes-Benz está disponível a qualquer hora, 365 dias por ano. A chamada é estabelecida através do módulo de comunicação do veículo como todas as outras chamadas que temos falado.

3. Gestão da manutenção
 
Se o serviço de gestão de manutenção estiver ativado, os dados relevantes são automaticamente transmitidos ao centro de assistência da Mercedes-Benz. O centro de assistência transmite os dados à oficina autorizada predefinida pelo cliente como principal no Portal Mercedes Me. Desse modo, receberá recomendações individuais para a manutenção do seu veículo. Como se falou no inicio, afinal sempre é possível marcar uma manutenção sem fazer nada. Apenas com o envio de dados como o número de chassi, o código de manutenção e dados selecionados acerca do estado do veículo e proatividade do concessionário o cliente vai receber uma proposta mesmo antes de o veículo começar a avisar que tem de visitar a oficina.

4. Telediagnóstico

O veículo consegue reconhecer se determinadas peças de desgaste têm de ser substituídas. Se o serviço de telediagnóstico estiver ativado, os dados relevantes são automaticamente transmitidos ao centro de assistência da Mercedes-Benz que por sua vez são enviados para o concessionário predefinido.

5. Diagnóstico de veículo remoto

O serviço de diagnóstico do veículo à distância oferece a possibilidade de um técnico da oficina ou o CAC pedir ativamente um teste breve ao veículo em questão. Isto melhora muito o tipo de assistência que a marca pode oferecer ao cliente, mostrando proatividade e interesse no bom funcionamento dos veículos que assiste. Pode também facilitar com um diagnóstico mais complicado em que o problema seja esporádico. 
Nota: Este serviço apenas está disponível a partir do Classe E (213) de 2016.

Nesta primeira edição, apenas foram abordados os serviços básicos e a chamada de emergência que fazem parte do pacote "Segurança e Serviços". Ficam por falar os seguintes pacotes:
  • Serviços de Navegação;
  • Serviços de Infoentertenimento;
  • Serviços de Conforto.
Cada um com os seus serviços que por vezes podem ser standard e outras vezes são pagos, dependendo sempre do modelo em questão.
Deixamos uma tabela ondem podem consultar todos os serviços disponíveis em anexo no email.

 

Sabias que … 

A Daimler está confiante que o seu projeto CASE é o futuro e por isso continua a apostar nas suas quatro vertentes, Conectividade, condução Autónoma, Serviços partilhados e mobilidade Elétrica. A combinação destes ramos é que vai ditar uma nova era no setor automóvel e uma mudança radical no mindset das pessoas. A inércia não está a ajudar, mas como para quase tudo às vezes só é preciso um empurrão, a Daimler AG dá mais um passo no campo da mobilidade elétrica comprando 20 mil milhões de euros em células de baterias para alimentar a futura ofensiva elétrica da marca. As previsões são de 130 variantes eletrificadas de automóveis MB até 2022, sem contar com as vans, autocarros e camiões.
A eletrificação vai ser transversal e é garantido para todos os segmentos, desde a Smart até aos SUV's. A eletrificação nem sempre passa por uma conversão do modelo para 100% elétrico, sendo que a maior parte dos modelos vão ganhar sistemas de 48V ou sistemas plug-in hybrids. As espectativas são que em 2025 as vendas de veículos com algum tipo de eletrificação sejam entre 15-25% do total. 
Preparando este portefólio, a Daimler prepara a produção de baterias nas suas duas fábricas em Kamenz, Alemanha, e a promessa de mais 6 fábricas à volta do mundo, mais 3 no país natal, uma em Beijing na China, uma em Bangkok na Tailândia e por último uma em Tuscaloosa nos USA.
O desenvolvimento na área vai continuar para se conseguir sempre melhores resultados e otimizar os sistemas existentes sem nunca fechar a porta a novos horizonte e tecnologias.
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.