Edição Fevereiro 2021

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Será que os nossos veículos falam secretamente como nos filmes? 

Já é impensável viver hoje em dia sem internet e cada vez mais, esta é um pilar que segura e liga pessoas, empresas e mesmo nações. Tão importante que não poderia ser circunscrita apenas a computadores / telemóveis e tablets e teve de ser disseminada por muitos outros equipamentos/objetos/"coisas".  
A Internet das Coisas é conhecida pelo acrónimo IoT (do inglês Internet of Things), tendo sido definida pela Internet Society como “a extensão da conectividade de rede e capacidade de computação para objetos, dispositivos, sensores e outros artefactos que normalmente não são considerados computadores”. Ou seja, se quando pensamos na Internet, pensamos em computadores ou em terminais móveis (como smartphones e tablets) para nos ligamos à internet, quando nos referimos à IoT estamos a referir-nos a todo o tipo de objetos e aparelhos com capacidade computacional e de ligação à web. E todos esses objetos podem fornecer dados relacionados com o seu funcionamento e o mundo que os rodeia, como receber e armazenar informações, criando, deste modo, condições para a génese de um mundo inteligente, em que tudo está em comunicação com tudo e com todos. A ideia não é necessariamente fazer com que cada objeto seja mais um terminal para a pessoa se ligar à web, mas sim fazer com que cada objeto possa ficar mais eficiente, graças ao facto de estar ligado à web.

NOTA: Não podemos detalhar muito o conceito aqui mas vale a pena procurar e perceber como o mesmo está a mudar o Mundo e a Indústria (4.0) sendo mesmo considerado um dos conceitos mais falados nesta geração. 
Conduzimos numa estrada sinuosa, a superfície está húmida, o nevoeiro está demasiado denso. De repente, vemos um veículo acidentado à nossa frente e o primeiro instinto é travar o mais rapidamente possível para evitar "juntarmo-nos" ao acidente e desta vez correu tudo bem...

Não seria muito mais fácil e seguro numa situação como esta se o veículo avisasse em tempo útil dos potenciais  perigos? Seria como se pudéssemos ver para além da próxima curva da estrada ajustando o comportamento e ter uma condução mais segura e eficiente
É precisamente aqui que entra a comunicação Car-to-X, que torna o automóvel mais um objeto ligado à internet!


O princípio do Car-to-X na Mercedes-Benz
Dividida no essencial, a comunicação Car-to-X é a troca de informações via rádio tanto entre veículos como entre a infraestrutura (ex: semáforos, painéis informativos, etc.) e os veículos. Ela permite que mensagens sobre possíveis perigos sejam passadas a outras viaturas num estágio inicial para que eles se possam preparar/antecipar, garantindo que situações críticas sejam evitadas.
Como exemplo, podemos alertar sobre motoristas a conduzir em sentido errado, sobre o fim de um congestionamento do qual nos estamos a aproximar e 
alertar sobre a aproximação de veículos de emergência. A rede de segurança parte de um princípio simples: todo veículo com tecnologia Car-to-X pode receber e enviar avisos de forma simultânea e autônoma.
Nos automóveis da Mercedes-Benz foi em 2013 falada pela primeira vez, do conceito Car-to-X. Desde 2016 a comunicação Car-to-X foi instalada como padrão em combinação com sistemas de navegação (COMAND Online ou MBUX). O primeiro carro a apresentar foi o Classe E (213), mas, entretanto, o serviço (dependendo do país) está disponível em todos os veículos Mercedes-Benz com a especificação correspondente. Os dados são partilhados através de um módulo de comunicação com um cartão SIM integrado na viatura e o Mercedes-Benz Cloud.

 
Tecnologia baseada em ondas rádio
Como já falado tudo começou em 2013, sendo a Mercedes o primeiro construtor a usar a rede móvel (celular) como padrão para comunicar avisos de perigo de um veículo para o outro. Desde essa altura muitos outros construtores começaram a criar e desenvolver sistemas semelhantes e outros com outro tipo de padrão baseada em wireless LAN (WLAN).
Ambas as tecnologias tem as suas vantagens e desvantagens apesar que para a época tecnológica que vivemos a que mais se destaca é a baseada em rede móvel e que muito se fala do próximo "pulo" na tecnologia que deixará de se usar o LTE (4G) e passaremos a usar a novíssima, poderosa e veloz 5G.
Aqui se estão a abrir portas para uma completa nova experiencia tanto ao nível do desenvolvimento como para o utilizador final. A possibilidade de expansão dos recursos e novos campos por explorar torna o R&D aliciante e motivador para quem o faz e quem ganha no meio disto tudo? É o utilizador final que tem a vida facilitada, segura e confortável quando conduz veículos com todas essas capacidades.

Para a Mercedes a escolha da rede móvel foi facilitada quando colocado todos os fatores na balança. A comunicação via rádio móvel já é usada hoje em dia em praticamente todos os aparelhos diários como telefones, tablets e mesmo relógios e por isso completamente desenvolvida e comprovada tornando a transmissão de dados super rápida (segundos).
A abordagem baseada em servidor também ajuda a garantir que os dados não se perdem mesmo que o utilizador que lançou o aviso se afaste do local permitindo que o aviso fique ativo para posteriores condutores nas proximidades. 

 
Ativação do serviço no Mercedes Me
O serviço de Car-to-X está incluído num pacote de navegação disponível na Mercedes Me Store com o nome de "Live Traffic Information". Este pacote garante que o condutor chega rapidamente e em segurança ao destino pretendido. O mesmo disponibiliza também dados de trânsito em tempo real - garantindo uma orientação por rotas dinâmicas otimizadas.

 -> O serviço Live Traffic Information expirou. Onde posso adquiri-lo?
  1. Se utilizar o Garmin™ MAP PILOT/Navegação com cartão SD Live Traffic Information (powered by TOMTOM),  o serviço só pode ser adquirido localmente num Concessionário Mercedes-Benz através da compra de um cartão SD de atualização, incluindo novos mapas, por um período de 3 anos.
  2. Se utilizar o Live Traffic Information num veículo com capacidade Mercedes me connect no qual esteja instalado de fábrica o equipamento sistema multimédia COMAND Online ou MBUX, adquira o serviço aqui na Mercedes Me Store.
 
No último caso para a ativação deve seguir os seguintes e confirmar os passos:
  • O cliente deve se registrar no Portal Mercedes Me e aceitar os Termos de Uso dos serviços Mercedes me Connect;
  • Além disso, o respetivo veículo deve ser emparelhado com a conta do usuário;
  • A última etapa é a ativação do serviço de Comunicação Car-to-XIsso é possível dentro de um ano do registro inicial ou operação pelo cliente, o que ocorrer primeiro. A partir desse momento, a comunicação Car-to-X pode ser utilizada gratuitamente durante três anos;
No caso de o cliente pretender o serviço pode ser desativado e reativado mesmo durante o período de vigência do contrato, através do Portal Mercedes Me.
Para os mais preocupados com a política de privacidade o serviço funciona numa rede encriptada e que dados como a localização são tornadas anonimas assim que chegam ao backend - Mercedes Me Cloud.

 
Olhando para o futuro... em conjunto!
Por mais que uma empresa possa ter preferência por uma tecnologia específica, é claro  que todos beneficiamos de ter um standard e que seja tudo compatível podendo trazer melhorias sustentáveis de segurança no trânsito. A tecnologia baseada em rádio móvel oferece várias abordagens para a partida de dados.
Após termos uma tecnologia comum poderia ser uma alternativa os dados serem entregues de forma anonima a uma entidade competente que geria e protegia. Esse mesma entidade ficava resposável também de partilhar a enformação recebida pela rede. 
NOTA: Para os mais interessados podem ver a palestra dada por Mathias Hartl (Daimler) no Simpósio de Conctividade em estugarda em 2019 aqui.

Depois de tudo isto que foi explicado acho que a pergunta do título tem uma resposta óbvia, falam e "falam pelos cotovelos"!

Sabias que...
... O primeiro objeto a ser conectado a um computador ligado à internet foi uma torradeira! Em 1990, John Romkey criou uma torradeira que poderia ser ligada e desligada pela Internet e apresentou-a na INTEROP’89 Conference. Dan Lynch, presidente da Interop na época, prometeu a John Romkey que, se a torradeira fosse ligada pela internet, o aparelho seria colocado em exposição durante a conferência. Diante desse desafio, John Romkey conectou a torradeira a um computador com rede TCP/IP, e foi um tremendo sucesso. Porém, durante esse teste, o pão foi incluído manualmente na torradeira. Após um ano, esse requisito foi corrigido e apresentado na mesma conferência, por meio de um pequeno guindaste robótico no sistema. Esse robot era controlado pela Internet, agarrou na fatia de pão e colocou-a na torradeira

Car-to-X também funciona brevemente, mesmo sem receção de telefone móvel? Se o Car-to-X identificar um acidente, mas não houver cobertura de rede, as informações relevantes, juntamente com a posição GPS, serão salvas até que o veículo entre novamente no alcance das células de rádio. Nesse ponto, o incidente de trânsito é comunicado ao Mercedes Intelligent Cloud, que imediatamente envia uma mensagem a todos os veículos Mercedes-Benz numa área mais ampla. Isso significa que também pode ser dado um aviso a incidentes que ocorrem em um ponto morto de receção.

… O mais recente sistema multimídia MBUX (NTG7), que faz sua estreia no novo Classe S, também domina a arte dos avisos específicos de perigo? Até agora, conforme um motorista se aproximava de um local de perigo, a saída de voz emitia o aviso "Atenção, acidente de trânsito à frente". O novo Classe S agora é um pouco mais preciso e emite avisos como "Acidente à frente" ou "Perigo de ventos laterais".
Facebook
YouTube
Website
Email
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.