Edição Fevereiro 2019

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Tempo para... "Rodar Válvulas":
Retarder

Este mês temos uma novidade no TecNews, como já devem ter reparado não existe o comum tema do mês mas sim "Rodar Válvulas". Esta rubrica nasceu devido à curiosidade e motivação pela procura do saber dos técnicos da oficina. Depois de termos enviado o TecNews de Dezembro, um técnico abordou-nos a perguntar porque é que os comerciais pesados não tinham tantas novidades como os veículos ligeiros ou mesmo os comerciais ligeiros… A questão foi fácil de responder e uma promessa ficou no ar que a curto prazo se ia resolver.
O Rodar Válvulas pega em temas soltos de pura curiosidade quotidiana e tenta explorar o mesmo "até ao osso", dando um conhecimento mais aprofundado do tema escolhido. Tem o objetivo de meter a cabeça a "rodar" e a pensar como é que certas tecnologias funcionam ou como são organizadas no seu cerne e tudo isto em relativamente poucas palavras.
Como não poderia deixar de ser o tema tinha de vir direcionado para os comerciais pesados, visto que também gostamos de aceitar desafios...
O tema foi escolhido com alguma facilidade pois é um sistema bastante conhecido mas que as pessoas tem alguma dificuldade em perceber o funcionamento, independentemente do seu conceito ser bastante simples e prático.
O Retarder é um eficiente sistema de travagem, usado mais nos comerciais pesados mas também em alguns comerciais ligeiros, económico, confortável e sem desgaste. É instalado depois da caixa de velocidades do veículo diretamente ao veio de saída do mesmo. Pode ser ativado de duas maneiras possíveis, no caso do controlo do motorista, ou com uma alavanca junto ao volante ou com o pedal de travão. Adicionalmente pode ser ativado automaticamente pelo sistema através do Cruise Control ou do Assistente de Proximidade caso a situação assim o exija. 
Agora que já temos uma ideia do que é o retarder, vamos tentar perceber como funciona...
Assim que um dos meios mencionados é acionado é desplotado uma série de mensagens trocadas entre a Unidade do Motor (MCM) e a unidade do retarder (A11 - RCM) por CAN de chassi. 
Apesar de não vermos o processamento de informação, este acontece em milissegundos devido a poderosas unidades de comando. Para além do cálculo que a MCM faz para encontrar a intensidade certa de travagem, a RCM também calcula uma curva característica que vai corresponder ao torque de travagem necessário e que por sua vez é usado para regular a pressão de ar no retarder. 
Depois de encontrada a pressão para determinada situação, o mesmo faz abrir uma comporta onde o líquido refrigerante, usando também no motor, entra no retarder e aqui é que a magia acontece…
No interior este é composto por um rotor (B) e um estator (A). O rotor está diretamente ligado à cadeia cinemática do veículo e o estator como o seu nome indica esta parado com a função de redirecionar o fluido de volta para o rotor. Vamos pensar de uma forma comparativa para tentarmos perceber o que se passa no interior, se tivermos uma roda a rolar por uma colina abaixo esta vai ganhando velocidade (aceleração) mas será que a aceleração vai ser a mesma se essa colina fosse debaixo de água? Não, pois o meio era diferente e a roda tinha mais dificuldade em rolar na água. Aqui é exatamente a mesma coisa, antes da entrada de líquido refrigerante no retarder, o mesmo roda livremente passando a energia do motor para o eixo. Aquando da entrada do líquido, todo o sistema abranda oferecendo resistência ao movimento do rotor (C) e que por sua vez não transmite a energia toda para o eixo.
Fisicamente e segundo a primeira lei da termodinâmica (conservação de energia) a energia cinética é transformada em calor que o líquido refrigerante absorve.

Nota: Os retarder antigos usavam óleo em vez de líquido refrigerante o que obrigava a ter um radiador de óleo adicional para arrefecer o mesmo. Com esta evolução conseguiu-se reduzir no peso (-30Kg) e tamanho (-50%) do agregado.

Sabias que … 

Os produtos disponíveis no Mercedes Me estão cada vez mais variados e disponíveis em mais países. No início do ano a lista cresce mais uns lugares incluindo agora a Austrália, Nova Zelândia e Tailândia subindo para 45 os privilegiados mercados de operação. Tecnicamente, a lista ainda não é maior porque considerações legais e comerciais tem de ser levadas em conta para certos mercados, cada um com as suas especificidades. 

Relativamente aos serviços que se podiam ver e comprar no Mercedes Me Portal, temos agora uma novidade… Para facilitar a vida do cliente a Mercedes decidiu incluir a loja diretamente no mais recente e tecnológico sistema de infoentertenimento da Daimler (MBUX, mais conhecido para nós por NTG 6.0).

O que vai mudar?

Rigorosamente nada… Apenas ficamos com mais um icon principal no menu do MBUX. Já percebemos que tudo isto caminha para que as atualizações sejam feitas on-demand pelo cliente mesmo que o veículo não tenha esse "extra", podendo por exemplo facilmente comprar o sistema de navegação, a integração do smartphone (Apple Carplay e Android Auto), Radio Digital e muitos outros serviços.
Para já a loja apenas vai estar presente nos seguintes veículos:
  • Mercedes-Benz Classe A - MBUX: com produção 2019 Mercedes Me Portal: desde o lançamento
  • Mercedes-Benz Classe B - MBUX e Mercedes Me Portal: desde o lançamento
  • Mercedes-Benz GLE - MBUX e Mercedes Me Portal: desde o lançamento


Esta evolução vai ser uma mais valia em várias frentes tanto do lado do cliente como da marca.
O cliente pode achar que um determinado serviço não é útil na comprar da sua viatura e mais tarde arrepender-se ficando sempre com a opção em aberto para a compra a qualquer altura.
Do lado da marca é sempre um fator de venda tanto nos novos como nos usados, pois como sabemos as vezes pode ser difícil arranjar um usado que cumpra todos os requisitos que gostaríamos de ter. 

Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.