Um elemento chave deste novo motor é que vai ser produzido numa linha de produção completamente nova, com um novo design de bloco em alumínio. O composto é igual ao M133 - AlSi7Mg - mas desta vez é adicionado uma camada especial às paredes dos cilindros que nós já conhecemos bem, Nanoslide, que reduz as perdas por fricção e ajuda com a lubrificação.
A cabeça do motor também teve as suas melhorias, produzida agora com um composto de alumínio diferente - AlSi10MgZr - ajudando a aumentar a condutividade térmica do material. Com estas pequenas alterações conseguimos manter o bloco quente e evitar que a cabeça sofra "suores".
O turbo é twin-scroll e de rolamentos... Ok, uma coisa de cada vez! Twin-scroll? É a designação dada para a separação de gases de escape por vários canais dentro do turbo, neste caso os gases de dois cilindros andam juntos por um canal e outros dois noutro separadamente. A vantagem deste sistema é que os gases atingem a turbina de forma sequencial, conforme a ordem de explosão dos cilindros, permitindo melhor aproveitamento da energia dos gases de escape, principalmente em baixos regimes do motor.
No caso do uso de rolamentos é caracterizado por ter os mancais da árvore apoiados sobre rolamentos, em vez de a peça “flutuar” sobre um filme de óleo – que é mais comum. Essa solução faz com que haja menos perda de energia e menor necessidade de fluído lubrificante no conjunto. Este tipo de solução era apenas usada nos topo de gama da marca da estrela (V8 bi-turbo mais recentes como o M177).
|