Edição Abril 2022

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Mercedes Me Charge - Abastecer com electrões

Numa altura em que os problemas prometiam acalmar, os ventos viraram mas não trouxeram paz. Com a guerra atual entre a Rússia e a Ucrânia vários setores sofreram. Quando alguns consumidores já ponderavam a troca para uma viatura mais barata de abastecer o preço dos combustíveis sobe para valores nunca antes vistos levando muitos a acelerar a decisão. Contudo, como já sabemos, os elétricos também não são um mar de rosas no que toca ao carregamento tanto em termos de tempo como em alguns casos no custo final.
Quando se espera que em 2030 o mercado automóvel apenas tenha viaturas elétricas ou híbridas plug-in à venda a rede de postos de carregamento vai ter de ser mais extensa e com maior capacidade. Neste momento um estudo da ACEA diz que Portugal é o 4º país com mais postos por 100Km o que de repente nos pode deixar confortáveis mas é nesse momento que começamos a desligar a ficha perdendo a capacidade de antecipar possíveis tempos complicados para esta tecnologia. 
Outro problema é o próprio carregamento, mesmo para os utilizadores mais experientes isto pode ser uma dor de cabeça -  diferentes postos, diferentes construtores, diferentes interfaces, diferentes formas de pagamento… Não é fácil mas esperamos uma uniformização pois quando deixar de ser uma minoria a utilizar isto pode tornar-se um pesadelo.
Já foi tempo em que os carregamentos não tinham custo e que os seus utilizadores apenas tinha de parar justo ao posto e ligar o cabo de carregamento. Neste momento já não é bem assim, o consumidor sabe que vai ter de pagar obrigatoriamente e para além disso tem de cumprir com alguns requisitos burocráticos como um contrato com uma operadora.
No caso dos clientes Mercedes o processo pode estar de certa forma simplificado. O serviço faz parte do Mercedes me e é conhecido como Mercedes me Charge.
Com este o utilizador tem acesso a uma das maiores redes de carregamento da Europa através de um unico contrato global (com a Digital Charging Solutions GmbH). Mas as vantagens não ficam por aqui:
  • Beneficiar da parceria IONITY através da rede de carregamento de alta potência;
  • Mais sustentabilidade: Ajudando a minimizar a pegada de carbono através da funcionalidade de "Carregamento ecológico". Através desta, é assegurada que é introduzida na rede a mesma quantidade de energia limpa que as viaturas elétricas necessitam para carregar;
  • Realizar pagamentos simplificados em qualquer lugar e receber uma única fatura.
O processo de registo não demora mais do que 10 minutos, se já estão registados no Mercedes me Portal.
Os passos gerais são:
  1. Entrar no portal e selecionar o nosso veiculo EQ;
  2. Selecionar "Gerir Serviços";
  3. Ativar o serviço Mercedes me Charge;
  4. Redirecionado para o site do registo;
  5. Seguir as etapas do site.
Na entrega da viatura se não recebeu um cartão Mercedes me Charge o mesmo pode ser encomendado durante o processo de registo.
Após o registo o serviço fica disponível para utilização. Neste momento o utilizador pode começar a carregar ao seu veiculo na estrada nos postos de carregamento que aparecem tanto no sistema de navegação como na APP ou mesmo no Website.
 

Na maioria dos casos a procura do posto pode ser filtrada pela potência ou mesmo pelo tipo de carregamento (DC ou AC) e como é obvio pela localização. Pode também fazer uma pesquisa rápida dos postos nas proximidades que facilita quando estamos numa cidade que não conhecemos.
Quando programamos uma viagem o navegador é inteligente ao ponto de sugerir paragens estratégicas para carregamentos para chegar ao destino sem percalços. 
Uma das redes que está disponíveis para utilização é a rede IONITY construída por um consórcio das maiores empresas do sector (Audi, BMW, Mercedes, Ford, Hyundai e grupo VW) que proporciona uma das maiores potências de carregamento que temos na atualidade - 350kW em DC. 

Cheguei ao posto e agora?
 
Bem chegamos à parte mais fácil deste processo todo... No posto temos 3 opções para começar o carregamento:
  1. APP Mercedes me;
  2. Plug & Charge;
  3. Cartão Mercedes me Charge
Infelizmente ainda não são todos os postos compatíveis com as 3 opções mencionadas o mais habitual é a utilização do cartão que funciona por RFID ou como gostamos de chamar de Tag - funciona por aproximação do posto num local especifico. As outras opções iniciam o processo ou através da APP ou do próprio sistema de infoentertenimento.
Detalhes que podemos confirmar em relação ao posto são:
  • Disponibilidade (se o mesmo comunicar com o backend);
  • Tipo de carregamento (DC ou AC);
  • Potência de carregamento (Em kW);
  • Custo da energia (atenção às tarifas e se o valor é ao minuto ou ao kWh).
Facebook
YouTube
Website
Email
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.