Edição Abril 2019

A publicação será mensal e vai conter informações técnicas, notícias e novidades do mundo Daimler. O apoio da comunidade é bem vindo e por isso caso tenha alguma informação, sugestão, crónica, notícia técnica que ache que vale a pena partilhar entre em contacto com o Departamento Técnico ou através do e-mail vasco.pinto@soccsantos.pt.

Nasceu para dançar!
Suspensão E- Active Body Control

O ACTIVE Body Control, com nome de código ABC, foi a menina dos olhos da Mercedes-Benz em 1999. Um sistema de suspensão regulável inteligente que oferece o melhor dos dois mundos: a segurança e o conforto da condução e foi estriado no CL Coupé.
O ABC funciona com sistemas hidráulicos de alta pressão, sensores e microprocessadores que, em escassos segundos, activam a suspensão do veículo à situação de condução no momento. Os movimentos do chassis são corrigidos através de cilindros assistidos hidraulicamente nos veios da suspensão. Estes "êmbolos" estão colocados entre as molas em espiral e o chassis e aplicam forças adicionais em resposta aos comandos do computador, regulando a acção das molas em função dos movimentos do chassis. Para este processo de regulação, a unidade de controlo fornece dados actuais em períodos cíclicos de apenas 10 milésimos de segundo.
Uma das particularidades deste sistema é o facto de ser activado com a simples pressão de um interruptor na consola central. No programa confort, o veículo oferece o conforto de condução de uma limousine, enquanto no modo sport, as características de suspensão são semelhantes às de um carro desportivo. Neste caso, a tendência do adornar do chassis ao efectuar uma curva é reduzida em mais 27 por cento relativamente à suspensão "conforto".
Vinte anos depois vemos o renascer da tecnologia mas com um toque especial o E-ABC (código SA 490). Esta suspensão eletro hidráulica é do tipo ativa e baseia-se na tecnologia da rede de bordo de 48V. Esta combina um sistema de suspensão pneumática (AIRMATIC) com amortecedores eletro hidráulicos - no eixo dianteiro o fole é incorporado na coluna do amortecedor mas no eixo traseiro o fole é um componente separado.
A parte hidropneumática gera forças dinâmicas que se podem sobrepor às forças do fole conseguindo desta maneira que a carroceria seja apoiada e amortecida de forma ativa em todos os instantes.
Tudo começa com o cérebro de todo este sistema que é a unidade principal (rodeada na imagem) que tem várias funções - compressor AIRMATIC, bloco de válvulas e unidade de comando. Esta é que controla e envia informação para as unidades eletrohidráulicas (imagem acima FE, FD, TE, TD e pelo número 3 no esquema abaixo). 
Em cada uma das quatro rodas encontramos os amortecedores hidráulicos que são compostos por duas câmaras de trabalho onde circula óleo hidráulico em circuito fechado. O mesmo é bombeado pela unidade eletrohidráulica da respetiva roda. 

Modo de condução Curva
 
Este modo não é novidade deste modelo, já foi estriado no 217 (S Coupé) e que pode ser facilmente ativado através do botão Dynamic Select. Quando este modo está ativado o veiculo inclina ativamente nas curvas criando o mesmo efeito de uma mota que se inclina para dentro da curva. A inclinação nas curvas só está disponivel entre uma determinada faixa de velocidades, fora disso o programa tem exatamente as mesmas caracteristicas do programa conforto.

Modo de Desatolar
 
Esta função completamente nova nasce com o intuito de ajudar o condutor em piso solto (areia ou neve) para conseguir desatolar o veiculo de forma independente. A ativação deste modo faz com que a carroceria se desloque em oscilações verticais lentas de forma que as rodas ganhem mais atrito e sejam solicitadas com mais força para seguir caminho.

Ativação individual das rodas
 
Esta função da suspensão permite a ativação e regulagem individual da altura de cada roda sendo um trunfo na manga dos amantes do fora de estrada tornando a experiência ainda mais interactiva e desafiante. 

Sabias que … 

Na ciência de computação, inteligência artificial (AI), caracteriza a inteligência de uma máquina em contraste com a inteligência natural que podemos encontrar nos humanos e animais. Pode também ser definida como um sistema capaz de interpretar dados externos, aprender com os mesmos e com essa aprendizagem alcançar objectivos específicos. 
Parece uma coisa do futuro mas visto bem podemos encontrar este tipo de tecnologia no nosso dia-a-dia sem darmos por isso. Por exemplo, quando pegamos no telefone e pedimos para ligar para um amigo ou mesmo quando ligamos o Netflix e são recomendadas series e filmes que vão ao encontro dos nossos gostos. Se formos mais além, estudos dizem, que no futuro, a AI pode ser mais precisa a fazer previsões na área da saúde que o próprio médico, dizendo com mais certeza a probabilidade de AVC de um doente . 
Como sabemos desde o lançamento do MBUX, o sistema tem como base a tecnologia AI para responder até as perguntas mais estranhas que o utilizador se lembre. Apesar de estarem disponível várias línguas nem todas são consideradas nativas. Apenas estas são capazes de aprender com o utilizador, reconhecer vários sotaques e apresentar funções mais ampliadas melhorando a experiência dinâmica que se cria entre o condutor e a máquina.
Um teste recente de uma conhecida revista automóvel Alemã (Auto Motor Sport) colocou à prova a inteligência artificial do MBUX da Mercedes-Benz frente aos seus rivais directos Siri (via Apple CarPlay), Google Assistent (via Android Auto) e a Alexa (Amazon) e os resultados foram surpreendentes. Os testers fizeram testes exaustivos de precessão de comandos de voz e da sua integração com as funcionalidades do veiculo.
Como era de esperar perguntas como: " Mercedes, quanto combustível ainda tenho no deposito?" ou "Mercedes, estou com frio!" obtiveram respostas claras e diretas deixando a concorrência de boca aberta. Este nível de integração com a viatura ainda não foi atingida pelas outras plataformas, deixando as suas pontuações ficarem bastante atrás no nosso sistema.

Exemplos de perguntas a fazer ao MBUX:

1. Qual é o teu nome?
          Para si pode ser Mercedes.
          Mercedes.
          Sou a Mercedes.

2. Quem é o teu pai?
          Tenho muitos engenheiros e designers que me criaram.
          Alguém muito importante.
          Alguém muito inteligente.

3. Conta uma piada
          Melhor prestar atenção à estrada, não quero causar acidentes.
          Estou ocupada atenta à estrada.

4. Qual é a tua música favorita?
          Mercedes-Benz de Janis Joplin.
          Todas as músicas rap que mencionam o meu nome.

5. O que achas da Audi/BMW/Tesla?
          São ok, costumo vê-los do meu espelho retrovisor...
          São ok, mas Mercedes é melhor...

6. Segue aquele carro!
          Desculpe, não gosto de perseguições.
          Isto não é nenhum filme de Hollywood!

7. Consegues voar?
          Comprou esse extra?

8. Qual é a tua cor favorita?
          Eu fico bem em todas as cores!

9. Estás parva?
          Dia difícil... 
          Hoje não é o meu dia...

10. Qual é a tua idade?
          Idade é só um número.
          Uma senhora nunca diz a idade!
Copyright © 2017 Departamento Técnico/Formação All rights reserved.

Caso queria deixar de receber esta newsletter contactar Departamento Técnico.