Os sistemas de ar condicionado são utilizados em todos os meios de transporte, incluindo automóveis, autocarros, camiões e comboios. Nos últimos 20 anos, os custos destes sistemas diminuíram e os sistemas de ar condicionado são atualmente um standard em todos eles. Desde 2011, que os sistemas de ar condicionado são considerados um sistema de segurança/conforto contrariamente ao que se considerava até à altura, um luxo. Está provado que se o condutor estiver confortável que os seus tempos de reação são mais rápidos podendo em muitos casos evitar mesmo um acidente (não confundir estar confortável com relaxado). O conforto, para o humano, é definido por quatro parâmetros principais:
- Temperatura (20-29 graus Celsius);
- Humidade (30-70%);
- Pureza do ar (baixo grau de poluição);
- Velocidade do ar.
Com alguma atenção reparamos que todos eles são parâmetros essenciais num sistema de ar condicionado.
Pegando na temperatura podemos rápidamente dizer que o importante do sistema é fazer frio e quando o mesmo não o faz está alguma coisa mal. Por um lado a afirmação é verdade por outro não... Confuso? Vamos tentar perceber...
O calor é energia que pode ser libertada por vários fenómenos, fricção entre dois corpos, radiação solar, reação química dentro do cilindro durante a combustão, etc. Raramente podemos dizer que na ciência existem variáveis relativas pois a regra é ser exato. Mas então o calor não é relativo? Não, todos os corpos que tenham uma temperatura acima de -273ºC tem algum calor/energia em si, apenas abaixo deste valor podemos afirmar que o corpo está isento de calor. A isto chamamos o zero absoluto!
Agora que percebemos bem a definição de calor podemos dizer que o sistema de AC faz frio? Claro que podemos mas vamos ter sempre aquele bichinho que nos diz que para ser cientificamente correto o sistema esta é a fazer menos calor!
|